Batata Rösti Prática

C

Não é panqueca, mas, recheia que é uma beleza, não é fritada, mas o gosto  e a textura das batatinhas tornam-se a base da receita. A batata Rösti é típica da Suíça e bem aceita pelos paladares brasileiros por ser prática, gostosa e bonita de se ver.  Embora fácil alguns truques ajudam a deixá-la um bocado mais crocante e sem aquele gosto residual de óleo, ( que pode rondar o prato vez ou outra e estragar toda a graça). As dicas, desta releitura prática, são do francês Jonathan Wehrung, chef executivo da Rede Vitória Hotéis, de Campinas.

Anote!

Antes de começar tenha em mente:

– Na frigideira (mesmo que seja antiaderente), utilize uma colher de manteiga. De acordo com o chef é a manteiga, de boa qualidade, que atribuirá sabor extra ao prato!
– Use farinha de trigo para dar liga! Só um tico, polvilhada: o suficiente para deixar as batatinhas, que já são fininhas, mais unidas na hora de fritar e ainda mais crocantes (com uma casquinha dourada).
– Cebola roxa para dar aroma: vamos utilizar a cebola roxa fatiada, junto das batatas raladas.

Preparando:

Rale 150g de batatas cruas, sem casca. Fatie 01 cebola roxa média em espessura similar. Misture as batatas à cebola e tempere tudo com sal, pimenta do reino e tomilho a gosto.
Aqueça a frigideira com a manteiga e arranje, em todo o fundo da panela, as batatas raladas com a cebola; é nessa hora que você vai polvilhar a farinha para dar a liga. Deixe fritar (em fogo baixo) por 05 minutos cada lado e está pronta para rechear! Você pode fazer duas batatas e dispôr uma sobre a outra (como um sanduíche: recheio no meio), ou fazer uma base e deixar o recheio por cima.

Dá pra recheá-la com peito de peru, presunto e queijo, muçarela de búfala e tomate seco, frango desfiado com cream cheese… enfim, milhares de possibilidades para testar! Aqui o chef utilizou um corte de picanha suína com creme de leite fresco e maçãs e serviu a batata Rösti cortada em triângulos, (delicioso!)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *