Crocância sem trigo? É possível, anota a dica!

Equilíbrio de sabores, cores, aromas e texturas é fundamental na hora de preparar uma receita. E quem gosta de cozinhar sabe o quanto é preciso percepção para deixar tudo na medida certa. Daí,  haja ideia e criatividade na hora de bolar combinações que ofereçam sensações gostosas ao paladar, sem extrapolar em ingredientes pouco saudáveis ao organismo.

É literalmente batata! Quando desejamos atribuir crocância aos pratos, por exemplo, logo nos vem à mente as deliciosas batatinhas palhas… ou então algo empanado em farinha branca de trigo ou rosca, não é mesmo? Mas e quem não pode com o glúten, por exemplo, como faz?! Bem,  a boa notícia é que temos uma dica *mara* para quem deseja acrescentar crocância  a um prato sem recorrer ao uso do trigo ou batatas fritas: o crocantinho de alho-poró.

É mole, mole de fazer: basta higienizar o alho-poró, cortá-lo à Julienne para depois passá-lo no amido de milho e fritá-lo em azeite. Por ser bemmm fininho, o amido aderirá muito bem a ele, mas tende a se soltar em contato com o óleo da frigideira, por isso, faça o procedimento (que é rápido) depois que o azeite estiver bem aquecido. Por fim,  quando você for servir um risotto, uma massa, ou um strogonoff, finalize o prato com esse crocante especial. Fica super saboroso e é mais leve do que as tradicionais batatinhas!

Aqui no Esquinica, o crocante de alho-poró acompanha o nosso risotto integral de cogumelos, servido durante os jantares*

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